Projeto RENCOASTAL, Regulações e Conflitos Ambientais Devido à Erosão Costeira


Síntese temática

No século XXI as questões ambientais e, em especial, os riscos derivados das alterações climáticas representam um dos mais sérios desafios para a sustentabilidade urbana. No caso da erosão costeira e da eventual subida do nível dos mares, o risco de galgamento oceânico e a ocorrência de inundações são cenários plausíveis que requerem o desenvolvimento de medidas mitigadoras e adaptativas com vista a salvaguardar as atividades económicas e o bem estar e segurança das populações.

Portugal, com cerca de 950 km de costa continental, grande parte dela formada por zonas de praia ou por falésias de baixa altitude, apresenta-se como um caso de estudo particularmente sensível ao problema da erosão e inundações costeiras. Acrescente-se ainda que as zonas costeiras continentais portuguesas traduzem uma importância demográfica e económica muito significativa, cativando cerca de ¾ da população residente e produzindo 85% da riqueza do País.

As maiores aglomerações urbanas e áreas metropolitanas do mundo situam-se também em zonas costeiras, solicitando o desenvolvimento de políticas públicas que associem intimamente a gestão dos riscos ambientais com os tipos de ordenamento do território e a ocupação urbana.

No presente Seminário debatem-se os resultados apurados com o projeto RENCOASTAL, Regulações e Conflitos Ambientais Devido à Erosão Costeira, e exploram-se perspetivas de investigação a desenvolver envolvendo e as ciências sociais e naturais.
Destinatários

O Seminário convoca uma abordagem interdisciplinar sobre as mútuas dependências entre o ambiente construído e natural, apresentando metodologias de avaliação e a construção de um índice de vulnerabilidade sobre as zonas costeiras em risco.

Deste modo, este Seminário destina-se especialmente a diversos intervenientes políticos e técnicos, investigadores e estudantes sobre as zonas costeiras, tendo em vista a promoção de uma gestão integrada dos territórios expostos aos riscos de erosão e galgamento oceânico.

Programa

09h30 -10h00 - Receção dos convidados e sessão de abertura
10h.00 -10h30 - Alterações climáticas e impactos sobre as zonas costeiras continentais portuguesas (César de Andrade)
10h30 -10h45 Perceção do risco e conflitos ambientais: modelos conceptuais e aplicações (João Craveiro/Isabel Duarte/Óscar Antunes/Francisco Sancho)
10h45 -10h55 debate
10h55 -11h10 intervalo
11h.10 -11h30 A Metodologia AHP para a ponderação de fatores e cálculo das vulnerabilidades (Óscar Antunes/João Craveiro/Paula Freire/Filipa Oliveira/Francisco Sancho)
11h30-11h50 Zonas costeiras em risco e comunidades urbanas: territórios resilientes (Helena Farral/Iva Pires/João Craveiro)
11h50-12h00 debate
12h00-12h15 Ideias e parcerias para a investigação sobre zonas costeiras e riscos ambientais (Eduarda Beja Neves)
12h15-12h45 intervenções da mesa e debate

Organização

O Seminário é promovido e organizado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

Local, data e horário

O Seminário realizar-se-á em Lisboa, em 25 de julho de 2013, no Pequeno Auditório do Centro de Congressos do LNEC, com o seguinte horário: das 9h30 às 12h45

Patrocínios

Este trabalho foi realizado com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no âmbito do projeto PTDC/CSSOC/103202/2008

INSCRIÇÕES

As inscrições são gratuitas e limitadas, sendo apenas necessário enviar um e-mail para cursos@lnec.pt com o nome completo e contacto.

No final será entregue um certificado de participação.

Data limite de inscrições: 23 de julho de 2013.

Fonte: LNEC

Sem comentários: