INAG admite antecipar intervenção na praia de S. Bernardino


O Instituto da Água admite antecipar a consolidação da praia de S. Bernardino, onde hoje uma derrocada de pedras feriu seis pessoas, se esse for o resultado da avaliação técnica que vai ser efetuada, disse hoje o presidente do INAG.
"Vai ser feita uma avaliação técnica que irá dizer se vale a pena antecipar  a intervenção prevista para esta arriba", afirmou o presidente do INAG,  Orlando Borges, durante uma visita à praia de S. Bernardino, onde uma derrocada  de pedras provocou ferimentos a seis pessoas. 
Orlando Borges confirmou que a consolidação da arriba de S. Bernardino  tem execução prevista para 2012, no âmbito do plano de acção 2007/2013,  que prevê intervenções em mais de uma centena de praias do país.  

"São cerca de 18 milhões de euros que serão investidos para garantir  a segurança de centenas de arribas onde há risco de queda de pedras", adiantou  o presidente do INAG.  

Só em S. Bernardino serão aplicados 1,6 milhões de euros, numa intervenção  que, segundo a vice-presidente do Instituto, Ana Seixas, inclui "o desmonte  de alguns blocos de pedra que estão mais instáveis e em risco de ruir, pregagens,  colocação de redes de sustentação e drenagem de águas".  

O risco de derrocada da arriba estava identificado desde 2004 mas, segundo  Orlando Borges, "nada fazia prever que esta intervenção fosse mais urgente  que outras", afirmou, lamentando que "as pessoas não cumpram os avisos de  segurança".  

A derrocada teve lugar numa arriba com 12 metros de altura, mas a queda  da maior parte das pedras foi travada por uma estrutura construída junto  à linha de água, a cerca de seis metros de altura.  

Resultaram ferimentos em seis pessoas, duas das quais foram transportadas  para o Hospital das Caldas da Rainha, estando já estabilizadas e aguardando  transferência para os hospitais da área de residência.  

Dois outros feridos foram transportados para o Hospital de Peniche e  outros dois, ente os quais uma criança de sete anos, foram assistidos no  local com escoriações ligeiras.  

O alerta foi dado às 14:51 horas e estiveram no local 16 bombeiros e  sete viaturas.  

A Polícia Marítima procedeu já à interdição da área circundante com  uma fita de proteção.  

Fonte: Sic

2 comentários:

JJCL disse...

é preciso ferir pessoas ou morrer alguem para estes fazerem alguma coisa
tenham vergonha
deviam ser era julgados e indeminizarem os lesados do vosso bolso

Anónimo disse...

QUANDO CAIRÁ UM CALHAU EM CIMA DE UM CAMONE?