Cercal do Alentejo prepara-se para o 14 de Maio

As Comissões de Pescadores e População do Cercal do Alentejo reuniram-se na sede da Junta de Freguesia no passado dia 1, sexta-feira, pelas 20 horas, com a presença de algumas dezenas de habitantes do Cercal, na maioria pescadores lúdicos, com vista à preparação da manifestação convocada para Vila Nova de Milfontes às 16 horas do dia 14 de Maio.

O tema principal em destaque para todos dói o da discriminação de que são alvo os habitantes do conselho de Santiago do Cacém, impedidos, à semelhança de grande parte dos portugueses, de mariscarem na Costa Vicentina.

Francisco Violante, da Sonega, citou o caso caricato da sua casa, onde ele pode fazer a maré por ser nascido no Concelho de Sines (embora com todas as restrições e injustiças que conhecemos) e o filho, habitante da mesma casa, está impedido de o fazer por ser natural de Santiago do Cacém!


António Campos, que veio representar os pescadores lúdicos de Aljustrel, explicou o que representa aquele concelho, também descriminado, para as actividades da pesca na Costa Vicentina e prometei grande adesão da população de Aljustrel em luta!

A reunião prosseguiu com muitas participação, Francisco Barril, Carlos, António Gramasso, etc. Este último, do Cercal do Alentejo e que também viveu em Sesimbra, onde também existe forte contestação ás leis da pesca, fez uma excelente intervenção destacando as injustiças do articulado das leis.

Ficou acordado a colocação de faixas nas localidades, a passagem de carros de som, a mobilização dos habitantes com bandeiras negras, sinal de luto pela costa, e bandeiras nacionais, significando a unidade do povo português conta esta desumana lei.

Sérgio, presidente da junta de Freguesia do Cercal, que esteve na mesa juntamente com alguns companheiros vindo do conselho de Odemira e Aljezur, prometeu todo o apoio a esta iniciativa popular.

Fonte: Comissões de Pescadores e População

Sem comentários: