ATLAS CLIMÁTICO IBÉRICO: TEMPERATURA DO AR E PRECIPITAÇÃO (1971-2000)


O presente Atlas foi elaborado pelo Departamento de Producción da Agência Estatal de Meteorologia de Espanha (Área de Climatología y Aplicaciones Operativas) e pelo Departamento de Meteorologia e Clima (Divisão de Observação Meteorológica e Clima), do Instituto de Meteorologia – Portugal.

O Atlas climatológico constitui um meio de apresentar, na forma gráfica, uma síntese dos conhecimentos referentes ao clima de um país ou de uma região, que se destina a uma gama alargada de utilizadores.

Os Atlas Climatológicos são considerados fundamentais para o desenvolvimento socioeconómico das regiões geográficas a que respeitam, por isso a Organização Meteorológica Mundial (OMM) estabeleceu regras com vista à elaboração e publicação de Atlas Climatológicos, recomendando que estes satisfaçam as necessidades de grande número de utilizadores e ainda que sirvam de base à elaboração de Atlas regionais.


Face à unidade geográfica que a Península Ibérica representa, torna-se evidente a vantagem de um Atlas Climatológico da Península Ibérica, para os territórios continentais de Portugal e de Espanha. Desta forma, o presente Atlas Climatológico pretende descrever as principais características climatológicas da Península Ibérica onde se inclui as Ilhas Baleares, conforme acordado entre Serviços meteorológicos de Portugal (IM, I.P.) e de Espanha (AEMet). Por critérios de continuidade geográfica e climática, nesta edição não se incluem as Ilhas da Macaronésia (Arquipélagos da Madeira, dos Açores e das Canárias).

A informação de base utilizada na elaboração do Atlas foi, em regra, a das normais climatológicas (valores médios) correspondentes ao período 1971-2000 segundo as recomendações da OMM. As normais climatológicas são utilizadas como informação de base na classificação do clima de uma determinada região, sustentando decisões políticas e de gestão, em vários domínios sócio-económicos como o planeamento urbano, a agricultura e florestas, a energia e transportes, o turismo e o ambiente, entre outras.

Os valores normais são também utilizados como referência para determinação das anomalias climáticas(diferenças para os valores médios), cujos valores são relevantes na monitorização mensal e sazonal do clima.

Os elementos climáticos que constam neste volume, são a Temperatura do ar e a Precipitação, tendo por base os dados de observação de estações meteorológicas e postos udométricos das redes nacionais de Portugal Continental e Espanha (Continental e Ilhas Baleares).

Apresenta-se assim a cartografia dos valores médios da temperatura do ar e da precipitação, com recurso a Sistemas de Informação Geográfica (SIG), assim como tabelas e gráficos com valores médios e extremos para os dois parâmetros.


Fonte: Meteo

Sem comentários: