Segurança: Desferragem de um exemplar

Um exemplo de um acidente a evitar

Quando se lida com exemplares de risco, sem que as condições mínimas de segurança estejam presentes o resultado pode causar dados...

Neste vídeo, embora o exemplar não seja muito grande, provavelmente contribuiu para um excesso de confiança do pescador e consequente exposição ao risco, o resultado apesar dos gritos terá sido de pânico, mas efectivamente a dentição do "pequeno" exemplar fez danos.

Certamente o pescador terá aprendido com o erro, e para a próxima provavelmente usará:

Grip: Utensílio que se coloca na mandíbula do exemplar de forma a não interagir directamente com o exemplar (membros superiores) possibilitando assim uma segurança reforçada quer ás picadas como às dentadas dos exemplares. Hoje em dia existem vários modelos uns já com balança incorporada facilitando a captura dos exemplares e o registo das capturas.

Outra das características do Grip é possibilitar uma libertação de exemplares capturados ao seu ambiente natural, sem que exista o eterno erro de segurar o exemplar pelas guelras.

Luvas: Facilitam a acção de pesca, são principalmente uma fonte de segurança para prováveis cortes, quer com multifilamentos ou monofilamentos, mas também com a acção de recolha em espécies menos perigosas, apesar de a "alheta" ser uma autentica lamina, as luvas possibilitam uma protecção a estes acidentes.

Alicate: Um utensílio multifuncional que se deve ter sempre à mão, serve para pequenas reparações, para desferragem de exemplares, para pequenos ajustes em acessórios de montagens, anzóis, mas também são uma mais valia para corte de anzóis quando se tem a infelicidade de ter um acidente com os mesmos.

2 comentários:

Matos disse...

Boas,

nem mais ;)

ABr Matos

Fernando Encarnação disse...

Viva Matos, o meu agradecimento pelo comentário.

Mas é verdade, por vezes esquecemos-nos das questões básicas de segurança ao lidar com os exemplares, sejam eles quais forem os seus tamanhos, mas como em aflição os mesmos podem responder de formas que nos colocam a integridade física em risco.

Abraço e bons lances.

;)