Mitologia Grega e o Mar



O mar sempre escondeu grandes mistérios, ainda os esconde actualmente, com base na Mitologia Grega, podemos comprovar que o Mar sempre foi um elemento essencial na vida e morte...
... de simples mortais, até aos grandiosos deuses.

POSÉIDON:



Deus do mar, filho do titã Cronos e da titã Réia, irmão de Zeus e Hades. Marido de Anfitrite, com quem teve um filho, Tritão. Teve numerosos amores, especialmente com ninfas, e foi pai de vários filhos famosos pela sua crueldade, entre eles o gigante Órion e o príncipe Polifemo. Poséidon e a górgona Medusa foram os pais de Pégasos.

AFRODITE:

Deusa do amor e da beleza, equivalente a Vénus romana. Na Ilíada de Homero aparece como filha de Zeus e Dione, uma de suas companheiras, mas em lendas posteriores é descrita brotando da espuma do mar e seu nome pode ser traduzido como "nascida da espuma".

ANFITRITE:

Deusa do mar, filha de Nereu e mulher de Poséidon.

CALIPSO:

Ninfa do mar e filha do titã Atlas. Vivia sozinha na mítica Ilha de Ogígia, no mar Jónico.

CILA E CARIBDES:

Na mitologia grega, dois monstros marinhos que moravam nos lados opostos de um estreito, personificação dos perigos da navegação perto de rochas e redemoinhos.

CIMÉRIOS:

Na poesia de Homero, povo mítico que vivia no noroeste da Europa, junto ao oceano, onde reinava uma perpétua obscuridade.

NEREIDAS:

Ninfas do mar Mediterrâneo. Eram as 50 formosas filhas de Nereu.

NEREU:

Deus do mar, filho do deus marinho Ponto e de Géia, chamado o velho homem do mar. Casou-se com Dóris, filha do titã Oceano, com quem teve 50 belas filhas chamadas nereidas.

SIRÉNIOS:

Ninfas do mar, com corpo de ave e cabeça de mulher, ainda que desde a Idade Média sejam representadas pela iconografia com cabeça e torso de mulher e cauda de peixe; eram filhas do deus marinho Fórcis. Tinham uma voz de tal doçura que os marinheiros que ouviam suas canções eram atraídos até as rochas sobre as quais as ninfas cantavam.

TESEU:

O maior herói ateniense, filho de Egeu, rei de Atenas, ou de Poséidon, deus do, mar, e de Etra, filha de Piteu, rei de Trezena. Entre suas aventuras estão o encontro com o Minotauro, a caça do javali de Cálidon e a busca dos argonautas ao velocino de ouro.

TÉTIS (NEREIDA):

Filha das divindades marinhas Nereu e Dóris e a mais famosa das nereidas. Foram seus pretendentes Zeus, o deus supremo, e Poséidon, deus do mar, que lhe comunicaram a profecia de que daria à luz um filho que seria mais poderoso que seu pai.

TÉTIS (TITÃ):

Uma titânida filha de Urano e de Géia. Era mulher de seu irmão Oceano e, dessa união, mãe das 3 mil oceânides ou ninfas do oceano e de todos os deuses dos rios.

1 comentário:

AC disse...

Didatico o artigo e impressionante a ilustração!

Good work, continua.

Abraço