125 ONG pedem para acabar com a sobrepesca já em 2015


8 Organizações Não Governamentais (ONG) portuguesas, entre 125 ONG de toda a Europa, enviaram hoje uma carta à Ministra Assunção Cristas a pedir que se comprometa a acabar com a sobrepesca já em 2015.


Em 15 e 16 de Dezembro, A Ministra da Agricultura e do Mar reunir-se-á com os seus homólogos para tomar uma decisão referente aos limites de pesca de unidades populacionais de peixe no Oceano Atlântico e águas adjacentes. 

A sua decisão será tomada no contexto da Política Comum das Pescas (PCP) reformada, a qual obriga, tanto quanto possível, a acabar com a sobrepesca até 2015 e, numa base evolutiva e gradual, o mais tardar até 2020, para todas as unidades populacionais. 

Assim, as ONG solicitam à Ministra que cumpra o prazo de 2015 para todas as unidades populacionais, pois qualquer atraso em acabar com a sobrepesca irá simplesmente prolongar a degradação ambiental e as dificuldades sócio-económicas do sector das pescas. 
Com menos peixe, só poderá haver menos pesca. 

Chegou a altura de cumprir as expectativas da PCP reformada e de acabar com a sobrepesca na UE pelo bem do ambiente marinho, dos recursos haliêuticos e das comunidades que deles dependem.

Versões similares da carta foram enviadas a todos os Ministros Europeus das Pescas.

Ver carta aqui.



*Subscrevem a carta as seguintes associações – Associação Portuguesa para o Estudo e Conservação dos Elasmobrânquios (APECE), Grupo de Estudos do Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA), Liga para a Protecção da Natureza (LPN), Observatório do Mar dos Açores (OMA), Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus), Associação de Ciências Marinhas e Cooperação (Sciaena), Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Plataforma de Organizações Não Governamentais Portuguesas sobre Pesca (PONG-Pesca).



Fonte: pongpesca

1 comentário:

Pousadas disse...

Boa tarde,
Por lapso escreveu na primeira linha do texto "ambientais" em vez de "governamentais".
Obrigado