Bóias de pião o "TT" na pesca à bóia



Bóia fixa 

Como o próprio nome indica, a bóia é fixa e por cima da mesma é colocado um nó de travamento e/ou batente, na madre principal ou a madre é presa por intermédio de um destorcedor na parte superior da bóia, neste caso na parte posterior é colocado outro destorcedor onde é colocada a montagem com monofilamento ou fluor carbono de qualidade à altura que pretendermos utilizar como montagem.

Este princípio tem como objectivo, utilizar a pesca à bóia em locais de profundidade até à altura máxima permitida pela cana que utilizamos, ou seja dos quatro aos sete metros.

Pode ser ainda utilizada a montagem por meio de estralho com ligação à madre e a montagem directa, utilizando bóias calibradas ou não, com troço de travamento. 

A sua utilização é diversificada principalmente na tipologia e tamanho de montagem.


Bóia fixa (1, 2, 3 e 4)

Bóia de correr (5 e 6)

Bóia de correr 

Como o próprio nome indica, este princípio tem como objectivo, utilizar a pesca à bóia em locais de profundidade considerável, isto é, em montagens acima do tamanho da cana, por exemplo 2 vezes ou 3 vezes a altura da cana. 

Esta bóia não é fixa e por cima da mesma leva uma pequena missanga que não irá permitir que a bóia ultrapasse o nó de travamento colocado na madre principal à distância que pretendemos que a montagem trabalhe.

A sua utilização é diversificada principalmente na tipologia e tamanho de montagem. 

Em locais de grande altitude da falésia podem ser utilizadas bóias tipo pião calibradas ou com lastro (chumbada para calibrar bóias que não tem peso anexado à sua estrutura) entre as 50 e 70 gramas, pelo peso do lastro podemos concluir que são bóias de tamanho considerável para facilitar o trabalhar em vaga, pelo peso diminuir o atrito do vento e consequente arrasto da bóia no nível de água e para serem facilmente identificáveis do alto das falésias.

Em locais mais baixos que os anteriores são utilizadas bóias do tipo pião, calibradas ou com lastro (chumbada para calibrar bóias que não tem peso anexado à sua estrutura) entre as 20 e 40 gramas, pelo peso do lastro podemos concluir que são bóias de tamanho menor pois podem ser mais facilmente identificadas. 

Sem prejuízo de poderem ser utilizados peões de maiores dimensões em locais mais perto da linha de água ou nos intermédios, mediante condições de muito vento ou muito mar.



A montagem: Considerações
  • Podem ser utilizadas montagens directas; 
  • Podem ser utilizados estralhos de comprimento idêntico até ao comprimento máximo da cana, para a montagens fixas e moveis; 
  • As madres normalmente oscilam entre o 0,30 e o 0,45 mm e são de monofilamento; 
  • As qualidades dos fios utilizados serão proporcionais à confiança que os mesmos nos irão transmitir na altura da sua utilização com exemplares de porte considerável ou condições que nos obriguem a solicitar verdadeiros testes aos mesmos; 
  • A utilização de chumbos fendidos é colocada para segundo plano, pois preferencialmente utilizam-se os chumbos de correr entre as 3 e os 8 gramas (ajuda a isca a afundar mais rapidamente e não trilha a montagem);

  • Bóias não são todas iguais, existem para todos os gostos e com variadas características apenas o que as une é serem flutuadores de sinalização das ferragens e portadoras de iscas a determinada profundidade;





Sem comentários: