Ecdise em directo
As santolas vivem em fundos rochosos ou de cascalho, mas poderão ser encontradas em fundos de areia.
A nível da reprodução existem dois tipos o macho e a fêmea, isto é, um dimorfismo sexual onde normalmente são distinguidos pelo tamanho das pinças frontais e pela região do abdomen.
São organismos invertebrados e tem como nome cientifico "Maja capensis" mais conhecido como Santola.
Os crustáceos (do latim crusta = carapaça dura) têm um exosqueleto de quitina e outras proteínas, ao qual se prendem os músculos e onde é armazenada toda a estrutura interna (órgãos vitais) dos mesmos.
Para poderem crescer, estes animais têm de se desfazer do exosqueleto "apertado" e formar um novo, a muda ou ecdise, como comprova o vídeo acima, é um processo onde todo o exosqueleto é removido (como que de uma armadura se tratasse), ficando a estrutura interna mais debilitada pela acção dessa muda por alguns dias até atingir a dureza que lhe permita uma resistência considerável e maior resistência a impactos, saliências de substrato ou acção de predadores.
Nesta fase a acção da alimentação fica bastante reduzida pela impossibilidade de utilização das pinças frontais, uma vez que estão muito frágeis, a alimentação resume-se à filtração dos nutrientes da água.
O exoesqueleto é também apropriado para que não se desidratem quando estão expostos ao sol.
São organismos decápodes ( deca = dez + podes = patas, pés), são organismos de dez pés/patas, caracterizam-se por apresentarem cinco pares de extremidades locomotoras.
Por vezes poderão ser confundidos, pelos mais pequenos, como "aranhas do mar" pela sua semelhança à aranha.

Artforms of Nature, 1904
Classificação cientifica
Reino: Animal
Filo: Arthropoda
Classe: Malacostraca
Ordem: Decapoda