A destruição da terra, atentado nº...

O presidente dos Estados-Unidos comparou o derrame causado pela explosão da plataforma “Deepwater Horizon” ao ataque terrorista que em 2001 resultou no colapso das Torres Gémeas, afirmando que o incidente no Golfo do México “vai mudar a forma como pensamos  sobre o ambiente e a energia durante muitos anos”.

Passaram praticamente dois meses após o acidente na plataforma de exploração petrolífera “Deep Horizon”, no Golfo do México, que esteve na origem do derrame do derrame de petróleo que ameaça os ecossistemas marinhos da zona bem como as costas de vários estados norte americanos.

Depois do insucesso no estancamento da fuga por meio da selagem com cimento através num procedimento conhecido como “top kill”, a BP conseguiu, a 4 de Junho, colocar com êxito um “capuz”.

As equipas da companhia inglesa no terreno conseguiram assim diminuir a quantidade de crude libertado no meio marinho, que terá atingido os 40 000 barris diários segundo a estimativa mais recente, dos quais 15 000 estão a ser “capturados” e armazenados em barcos à superfície.

Numa entrevista concedida ao sítio Web “Politico”o presidente norte americano Barack Obama comparou o desastre ambiental causado pela explosão do “Deepwater Horizon” ao ataque terrorista que afectou a nação em 2001.

Segundo Obama o incidente” vai mudar a forma como pensamos sobre o ambiente e a energia durante muitos anos”, afirmando que “está na hora de iniciarmos a transição [de uma economia baseada no petróleo] e investirmos numa nova forma de fazer negócios no que toca à energia”.

O presidente norte-americano afirmou que embora não seja possível prever quando é que a tecnologia necessária para a transição estará disponível, do que não há dúvidas é que a disponibilidade dos combustíveis fósseis vai continuar a decrescer tornando-os recursos mais dispendiosos e com custos ambientais para as gerações vindouras.




Fonte: Bogobom

Sem comentários: