O Dourado (Coruphaena Hippurus)


O Dourado (Coruphaena Hippurus), também conhecido como Dolphinfish ou Mahi-Mahi, poderá atingir até ao máximo de 40 kg de peso e medir até aproximadamente 2 metros. Infelizmente a sua duração em vida não ultrapassa os 5 anos de vida no máximo.Esta espécie é completamente hidrodinâmica, as suas tonalidades são dourado (daí o seu nome comum), o azul ou verde lateralmente, com brancos e amarelos na zona do ventre.
Esta espécie sub-tropical/tropical é encontrada normalmente nas águas dos oceanos Atlântico, Pacifico e Indico, devido à sua característica migratória poderá ser encontrado tanto no mar aberto como junto à costa.


A sua alimentação base anda em torno de outros peixes, moluscos, zooplancton e crustáceos.

A sua reprodução dá-se por fertilização externa, onde os grandes cardumes se reúnem perto da zona costeira por meados de Março até Junho nas águas do Oceano Indico. Esta espécie atinge a maturidade sexual entre os quatro e os cinco meses reunindo-se em mar aberto, onde não poderá ser considerado cedo, uma vez que, esta espécie tem uma esperança de vida bastante reduzido.










Esta espécie é capturada comercialmente e até agora não esta considerada como uma espécie em perigo de extinção.

iucnredlist

scirus

data.gbif

scholar.google

marinebio

ncbi.nlm.nih


Esta espécie é de facto uma que nos dá longos momentos de adrenalina pela espectacular força e beleza dos ataques de investida que produz, este exemplar com aproximadamente 20 kg foi capturado à saída do porto de Palmeira na Ilha do Sal em Cabo verde, com uma zagaia artificial de sardinha ao corrico de barco, eram 8:30 da manha locais e este exemplar levou aproximadamente meia hora para ser capturado.

O trabalho de equipa foi fundamental pois não chegava apenas recuperar a linha, tinham de aproximar a embarcação do exemplar, que no entanto não facilitou pois na sua luta inicial incansável, exemplar esse que saltava fora de água por completo em saltos dignos de um espectáculo sem igual, proporcionava investidas e desaparecia pelo azul levando literalmente quase todo o fio do carreto, o 0.50 mm da Trabucco para 35 kg.

Parabéns pela experiência Jorge, abraço.


Sem comentários: