Kayak Surf


É uma especialidade de exibição em tudo semelhante ao Surf, mas realizada num Kayak. O atleta recebe pontos pelas manobras que for realizando ao longo da onda.

Esta é a especialidade mais recente da Canoagem: em 2006 realizou-se a primeira prova organizada em Portugal pela FPC, nomeadamente a 1ª Taça de Portugal, disputada em Peniche.

Em Assembleia-geral os clubes aprovaram a criação do novo regulamente proposto pela Federação, que contempla a organização do Campeonato Nacional em 2007, composto por diversas provas.

Federação Portuguesa de Canoagem


6 comentários:

S. Ferreira disse...

Deve ser um desporto espectacular.
Pratico esporadicamente bodyboard e ainda bodysurf no verão sempre que o mar cresce, mas não me importava de experimentar o mencionado no post.
No entanto, a forma física terá que estar afinada:)

Um abraço.

Fernando Encarnação disse...

Boas Sérgio,
É na realidade uma vertente da modalidade de canoagem muito interessante e radical similar ás águas bravas.

A capacidade fisica terá de estar optimizada sempre para o que queremos fazer e onde queremos ir.

Já tive esse prazer ha uns 17 anos atrás quando se deu a implementação dessa vertente em portugal, nessa altura era uma prancha identica ao surf com uma cinta e fixadores para os pés, mas muito se tem feito em termos de evolução nas construções de materiais, materias primas e performançes, a canoagem numa forma global tem evoluído muito, recuperou bastante da estagnação 1992 e actualmente a FPC está a fazer um trabalho como nunca foi feito a nivel nacional.

Abraço Sérgio e tens de experimentar isso, tens no algarve alguns clubes de canoagem.

;)

Ricardo Silva disse...

Viva Fernando!

É sem dúvida uma modalidade muito interessante da canoagem!

Aqui na Ericeira há um praticante que costuma dar um bom espectáculo nas ondas, num kayak que parece um habitáculo de fórmula 1!

Experimenta isso!

Abraços!

Fernando Encarnação disse...

Boas Ricardo,

É sem dúvida uma modalidade muito interessante a canoagem, com as vertentes para todos os gostos que tem, desde a competição ao turismo, quer no mar, rios, barragens e lagoas.

Grande abraço.

MR disse...

Urban canoing é k é hehe, á JackAss.

Fernando Encarnação disse...

Miguel, se te apanhasses dentro de uma embarcação deste dipo a descer uma vaga de 2 metros ias ver o que é que era...

;)