Malhão - Vila Nova de Milfontes



Praia do Malhão sul

Uma zona em plena Área de Paisagem Protegida do Sudeste Alentejano e Costa Vicentina, salienta-se uma praia muito bonita e densa, a norte, numa zona despoluída em que a natureza ainda não foi estragada pelo homem. O ribeirinho a norte é o sítio ideal, com densa vegetação e muitas bicas de água pura a correr de pequenas encostas.



O acesso: Entre Porto Covo e Vila Nova de Milfontes, no litoral alentejano. O melhor caminho a partir de Lisboa é a Auto-Estrada do Sul até Grândola e depois em direcção a Sines. Antes de chegar a Sines uma placa indica Algarve e daí pela estrada de S. Torpes, Porto Covo e Ilha do Pessegueiro, até ao Parque de Campismo "Sitava", sensivelmente depois do Parque de Campismo a uns 1.500 metros encontra-se numa curva o desvio á direita para a Praia do Malhão, contorne o Parque para a direita e logo a seguir é o Malhão.




A pesca: Toda a zona para sul ergue-se a zona de falésia onde é extensível até ao Portinho do Canal (Porto de Pesca de vila Nova de Milfontes), toda esta área é ideal para a pesca á bóia, salientando esta zona sul que existe um conjunto de possíveis pesqueiros, que devido á sua diversidade poderão ser praticadas muitas técnicas de pesca, tais como Bóia, chumbadinha, fundo ou spinning, a zona de praia é também perfeita para surf-casting.





Devido á zona de grandes quantidades de marisco (nomeadamente mexilhão e perceves) e zonas de areia, toda esta zona é uma área de grandes confrontos com grandes exemplares de douradas, sargos, é claro que os robalos dão o ar da sua graça.


Tome nota:

Destaque:

Gastronomia;
Arroz de tamboril, caldeirada de peixe, migas, carne de porco à alentejana e pastéis de batata-doce.
Facilidade de acesso.
Excelente praia.

Tenha atenção:

Zona de surfistas (na zona da praia a norte da falésia).
Zona sensivelmente com alturas entre os 2 e os 10 metros, onde é quase impossível em caso de queda ao mar de escalar, já que a falésia é quase uma parede.
Atenção aos dias de mar mexido, pois poderá surpreender até os mais experientes.

1 comentário:

A. Ferreira disse...

Essas "Migas" andam fujidas...
Estou farto de ir ao Alentejo e nada de Migas.
Abração,