Proibição da Pesca lúdica - Carta aberta ao Comandante da Capitania do Douro



Boa tarde ,

Exmo Comandante da Capitania do Douro ,

É com grande surpresa que ao consultar o edital de Janeiro me deparo com muita surpresa com as proibições à pesca Lúdica emitidas e promulgadas por vossa excelência numa grande extensão da foz do Estuário da foz do Douro.

Quero acreditar que as mesmas foram pensadas, ponderadas e emitidas com base em critérios rigorosos onde assentará a premissa da segurança dos cidadãos ou outros bens materiais que neste momento posso desconhecer.

Reservo-me eu no direito de informar Vossa Excelência que as mesmas proibições causarão um forte impacto social mas também económico nas pequenas e médias empresas que laboram com artigos de pesca Desportiva e que dependem do exercício da pesca lúdica para manterem as suas portas abertas, não só essas empresas saem prejudicadas mas toda a restauração evolvente sentirá um forte impacto com a ausência dos pescadores lúdicos.

No aspecto social quero acreditar que Vossa Excelência tem conhecimento dos milhares de reformados, jovens e outros que ocupam o seu tempo livre no exercício da pesca lúdica nesses mesmos locais que agora se encontram vedados à pesca, exercício esse que é uma forma de integração social, também é um desporto enraizado em várias famílias , atravessando várias gerações, aproximando pais de filhos ou netos de avós .

Ocorro-me ainda que sendo conhecedor de outras barras do Pais o exercício da pesca lúdica não se encontra vedado em locais semelhantes de desembocaduras de rios ou rias , posso citar o exemplo de Aveiro ou da Ria Formosa, em tudo semelhantes com um tráfego marítimo bem superior ao da barra de Leixões.

Por tudo o supracitado a minha surpresa é grande com esta proibição, como cidadão Português, Portuense, contribuinte e possuidor de licença para pesca desportiva não posso aceitar esta proibição de bom grado nem muito menos concordar com a mesma.

Convido Vossa Excelência a ponderar a sua decisão , existem factores sociais e económicos mais que suficientes para a mesma ser ponderada e invertida .

Despeço-me apelando ao bom senso de Vossa Excelência mas reservando-me no direito de encetar desde já contactos com a Camara Municipal do Porto e com os media para alertar sobre esta situação que considero um atropelo às tradições Portuenses mas também à liberdade individual de exercer um desporto saudável e milenar.

Outras formas de protesto se necessário serão encetadas mas tudo farei para que esta lei seja objecto de reflexão pelo maior numero de entidades e cidadãos.


Melhores Cumprimentos

Paulo Martins


Fonte: Paulo Martins

Sem comentários: