Caça submarina na Galiza


No decorrer desta aventura por mares da Galiza, tivemos alguns dias de mar parado, pelo que a experiência de mergulhar nestas aguas foi realizada.

Tendo sido estabelecido o circuito a efectuar, na zona de entrada fui brindado com agua turva, com bastante matéria orgânica em suspensão (algas laminarias decompostas), numa zona de aproximadamente cem metros junto à costa, passando esta mancha a agua ficou clara com bastante visibilidade, começaram a ser avistados os primeiros exemplares, tainhas e pequenos burros, mas nada de sargos.

Comecei a efectuar mergulhos mais fundos para "aquecer" a apneia, e procurando buracos a sete/oito metros, nada, até que na subido observo uma embarcação por cima de mim acabada de chegar, eram "nuestros hermanos" a pedirem para eu lhes ajudar a recuperar um nasa que tinha ficado preso numa rocha ali na zona, ao primeiro mergulho foi identificado, solicitei-lhes um "crock", e na segunda investida trago-lhes a nasa, agradeceram e perguntaram-me se queria que me levassem a uma zona com sargos, ao que respondi que andava a explorar a zona.

Um pouco mais à frente capturo os dois polvos, e numa descida mais funda vejo um robalote com uns dois kg num buraco com duas saídas, mas não consegui efectuar o tiro.

Sai mais para fora e nada de sargos, disparo com sucesso a dois bodiões, contorno duas pedras e observo a uns sete metros movimentações de pequenos sargos junto a uma pedra de considerado volume, uma "toca", lá dentro estariam mais e maiores era a minha esperança, efectuo duas capturas de sargos e mais dois bodiões. 


Seguindo já o trajecto de regresso a terra, encaminho-me por uma zona com pouca água, com alguns rebolos, sendo que ai em apenas dois buracos faço o resto das capturas de sargos. 

Sendo que a experiência registou-se como positiva, quer pelo reconhecimento da zona, como na experiência naquelas aguas.

Sem comentários: