1º Festival Internacional Ouriço do Mar


A Câmara de Mafra organiza, a 11 e 12 de Abril, na Ericeira, o I Festival Internacional do Ouriço-do-Mar, para incentivar o surgimento de indústrias e promover a vila enquanto destino gastronómico associado à tradição do consumo de ouriços.

O topónimo da vila, que terá derivado de "ouriceira", levou a autarquia a querer apostar num festival que "associe a Ericeira aos ouriços", "valorizando este produto endógeno" para atrair turistas à restauração da vila, afirmou à agência Lusa o vice-presidente da Câmara de Mafra, Joaquim Sardinha.

Tendo em conta as tradições locais, ainda há mariscadores a capturá-los e duas embarcações têm licença para tal.
Em resultado de uma maior escassez desta espécie ao longo da costa e das restrições à sua captura – por dia um mariscador pode capturar até dois quilos e uma embarcação até 40 quilos – os ouriços destinam-se na sua maioria ao autoconsumo e só "de forma pontual" os restaurantes da vila conseguem incluí-los nas suas ementas.

Para a iguaria chegar aos restaurantes e poder ser apreciada pelos turistas, a autarquia quer incentivar a sua produção e dois empreendedores locais deram já o primeiro passo nesse sentido, aproveitando uns viveiros antigos de marisco.

"É um produto gourmet, por isso caro. O valor no mercado é muito significativo, porque ronda os 150 euros o quilo, sendo certo que para fazer um quilo de gónadas de ouriços são necessários 100 quilos de ouriços", explicou o autarca.

O município tem várias universidades a trabalhar na elaboração de um estudo dos stocks para avaliar a sustentabilidade do recurso. Além disso, pretende incentivar o aparecimento de uma indústria ligada a esse recurso, associada não só à produção em aquacultura como ao reaproveitamento dos ouriços para outros fins.

Para o fim-de-semana do festival estão previstas mostras gastronómicas, degustações, chefes de cozinha internacionais a trabalhar ao vivo em formas diferentes de confeccionar os ouriços, workshops e conferências por especialistas ligados à biologia, ecologia marinha e gestão e conservação dos recursos.

Durante a semana de 6 a 12 de Abril, os restaurantes da vila vão ter ementas onde se pode provar a iguaria. A organização espera entre 15 mil a 20 mil visitantes nos dois dias do festival.

Fonte: publico

Sem comentários: