Debate: Apanha do percebe em Portugal


Debate a realizar no próximo dia 9 de dezembro, em Sines, destinado a apresentar resultados do projeto “PERCEBES- Gestão, Ecologia e Conservação do Percebe em Portugal” e a discutir a gestão da apanha do percebe em Portugal.

Este projeto é cofinanciado pelo programa PROMAR e promovido pela Universidade de Évora, através do Laboratório de Ciências do Mar (CIEMAR) e do Centro de Oceanografia (CO).

Na primeira parte deste debate, serão apresentados vários resultados obtidos neste projeto, nomeadamente sobre o estado deste recurso em Portugal. Estes resultados serão apresentados por investigadores do CIEMAR e do CO.

Na segunda parte, será discutida a gestão da apanha do percebe, por oradores convidados, nomeadamente pertencentes a associações de mariscadores e a instituições com responsabilidade na gestão, e pelo público.

De forma a enriquecer o debate, foram convidadas várias instituições e personalidades a fazer uma intervenção preparada anteriormente, sobre um ou vários dos seguintes temas: estado do recurso, prós e contras da gestão da exploração do percebe (apanha comercial e/ou lúdica), legislação em vigor e alterações em curso ou planeadas, comercialização, medidas para melhorar a gestão da exploração deste recurso; possibilidade de implementar a cogestão.

Este debate é aberto ao público e a entrada é livre.

Contactos e informações:

269 634 250
percebes@uevora.pt
www.percebes.uevora.pt 

Sem comentários: