Universidade dos Açores e CIIMAR lançam campanha pela conservação dos Cetáceos dos Açores


Uma  equipa de investigadores da Universidade dos Açores e do CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, apoiados pelo internacionalmente premiado fotógrafo subaquático Nuno Sá, lançaram uma campanha de financiamento colectivo (crowdfunding) para avaliação do impacto das actividades de observação de cetáceos nas suas populações e optimização desta actividade na região.

Sendo uma actividade de crescente importância económica nos Açores, e podendo constituir um incentivo importante para a conservação dos cetáceos, desconhece-se em boa medida o efeito da observação de cetáceos enquanto actividade turística na distribuição e dinâmica das suas populações. Assim, é vital avaliar este efeito para retirar ilações de gestão e de conservação e para evitar que uma actividade que deve ter um balanço económica e ambientalmente favorável possa vir a afectar negativamente as populações de que depende.
Sugerimos a visita à página da campanha   e a visualização do seu muito interessante vídeo de animação que apresenta o projecto. De notar que as contrapartidas que os promotores da campanha proporcionam a quem apoiar o projecto são particularmente interessantes, incluindo uma variedade de recompensas fotográficas resultantes das espectaculares imagens captadas pelo fotógrafo Nuno Sá ao largo das ilhas Açorianas.
Agradece-se a máxima divulgação e apoio da campanha.
Esta campanha enquadra-se na iniciativa internacional de crowdfunding ambiental Naturfunding  http://www.indiegogo.com/partners/ntfd , que resulta de uma parceria estabelecida entre o portal ambiental português Naturlink.pt e a plataforma internacional de crowdfunding Indiegogo.com.

Sem comentários: