Sargos marcados com etiquetas do Centro de Oceanografia à solta na Costa Alentejana
No âmbito do projeto PROTECT- Estudos para a proteção marinha na Costa Alentejana, financiado pelo Programa Operacional Pescas 2007-2013 (PROMAR), está a decorrer uma campanha de marcação de sargos com etiquetas externas (de cor amarela ou verde), implantadas na zona da inserção da barbatana dorsal. Os peixes estão a ser capturados à cana e cuidadosamente marcados e libertados logo de seguida na Área Marinha Protegida da Ilha do Pessegueiro (Porto Covo, Sines).
O trabalho está a ser desenvolvido por investigados do CO em colaboração com pescadores que operam na região e alunos universitários. O objetivo deste trabalho é entender melhor o padrão de movimento dos sargos, em particular determinar a sua área vital. A área vital não é mais do que o espaço necessário ao desenvolvimento das actividades que asseguram a sobrevivência das espécies visadas, em particular as relacionadas com a alimentação.
O projecto PROTECT tem como entidade promotora a Universidade de Évora e conta com a parceria do Centro de Oceanografia, entre outras instituições. O referido projecto foi delineado para avaliar os efeitos da protecção marinha recentemente implementada na costa alentejana do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV). Os estudos estão a ser dirigidos aos recursos naturais protegidos, nomeadamente aos recursos pesqueiros, através da análise da estrutura e o funcionamento de populações e comunidades biológicas, não esquecendo os aspectos socioeconómicos relacionados com os utilizadores afectados por esta protecção. Este trabalho de marcação-recaptura de sargos é apenas uma das tarefas que estão a ser desenvolvidas. Para mais informações relacionadas com o projecto PROTECT, aceda a www.protect.uevora.pt/.
Fonte: Centro de Oceanografia
1 comentário:
Bro,
Onde é que os Sargos andam que não os encontro??? eheheheh
Saúdinha ; ))
Enviar um comentário