E por falar em defeso...

4 comentários:

Ernesto Lima disse...

Viva Fernando!

Aquele defeso para a pesca desportiva parece-me de facto estúpido mesmo sem imagens. Claro que com imagens... parece-me ainda cretino!

Abraço e bom ano!

Fernando Encarnação disse...

Viva Ernesto, não seria estupido, se fosse establecido um periodo, de verdadeiro defeso na altura da reprodução, mas para todos os intervenientes na captura dos recursos marinhos, sejam eles lúdicos ou profissionais.

Quanto a estupidez e cretinisse ficará com aqueles que apelidam uma restrição de defeso, uma vez que um defeso é uma interdição temporal de interação entre o homem e uma determinada especie, geralmente por motivos de reprodução, contaminações ou doenças ou risco de extinção.

Um Bom ano para ti, para os teus e para o Makaira

;)

Anónimo disse...

Viva Amigo Fernando,

Embora o video seja feito na Galiza, e como sabes por lá ainda existem milhares de toneladas de sargos o que é um facto é que em zonas de limpo, isto é areia, entre os intervalos da costa rochosa e os maciços lá longe, ou baixios de pedra lá fora, em certas zonas como exemplo flagrante é o Corrubedo, a pesca intensa e o cerco da especie a caminho da costa provocou o seu quase desparecimento.Só em Pobra do Caraminal,cidade portuaria a seguir a Riveira/Corrubedo, foram descarregues mais de 130 tons de sargos em 2010!!!
Um dia o poço seca e por isso já percorremos mais distancias para Norte ainda mais, em zonas não tão sobrecarregadas e enorme pressão pesqueira.Não sei quantificar a quantidade de sargos existentes na v/zona mas a tragédia um dia será como o bacalhau da Terra Nova.Interdição total desde 1996 ás suas aguas territoriais ás frotas pesqueiras mundiais. Uma tragédia, lamento imenso mas não há solução para isto, nem para o n/problema caseiro.

Um abração para ti e para o "Dr. Mestre.Ernesto"!Bom ano!

A.Simões

Fernando Encarnação disse...

"foram descarregues mais de 130 tons de sargos em 2010"

Ora, é a inovação ambiental do defeso no PNSACV a fazer das suas, esses peixes foram capturados porque aqui não os puderam capturar, ironicamente falando...

Aqui faz-se um defeso para pescadores lúdicos e nessa mesma altura são colocadas centenas de panos de rede na borda das falésias e pedras emersas/submersas e também são capturados ilegalmente algumas toneladas, mas isso ninguém vê...

Cumprimentos e um bom ano sargueiro Amigo