Camarão da costa



Este crustáceo recorda-nos um gigante de cabeça em forma de serra. Vive na zona entre marés, sob a protecção da flora existente e das fendas que encontram entre as pedras do fundo.
À noite procura alimento e é bastante mais activo.
Podemos captura-lo com o auxilio de uma camaroeiro, naças feitas para esta espécie, ou cestas similares a outras espécies de marisco, terão de estar preparadas contudo com malhas mais finas de modo a que os camarões não escapem pelos orifícios das mesmas.
É uma espécie muito apreciada pela qualidade e sabor da sua carne e o seu enorme valor culinário, razão porque é perseguído pela pesca profissional e amadora.
O camarão é uma óptima isca para a pesca de sargos, douradas, safias, robalos.
Será como é óbvio umas das melhores iscas para a pesca que nós podemos usar na pesca litoral costeira, já que fazem parte da dieta diária de muitas espécies piscícolas que frequentam estas zonas em busca dos mesmos quando estes encostam mais a terra para a reprodução.
Facilmente podemos apanhar alguns nas poças que ficam ao descoberto da maré vazia, juntarmos algumas algas aos mesmos de modo a conserva-los com a humidade que necessitam, para que tenhamos uma excelente isca viva pronta a proporcionar boas capturas.
Na falta de melhor, facilmente se adquirem em super mercados ou lojas de pesca congelados.
Poderemos utilizá-los durante todo o ano, mas é na altura da transição das águas frias de inverno para as mais quentes que nos dá melhores resultados a utilização desta isca.

Sem comentários: