A ultima jornada de 2015


Com previsões nada animadoras, chegou o defeso natural, a ondulação forte, mexe com as grandes quantidades de areia que o mar manso pela deriva do litoral colocou junto da costa.

No dia 21 observando o windguru conclui que se queria terminar o ano gastando algumas sardinhas e camarões teria de ser no dia 22, era o dia que dava uma pequena quebra de mar e do período da vaga, as aguas estavam limpas, a maré encontrava-se a subir no inicio da manha, tudo me inclinava para o mar, e assim foi.

Preparei o material e rumei a um pesqueiro que gosto de frequentar com o mar mexido, ninguém lá pesca com estas condições, ao chegar ao local observo as linhas brancas paralelas à linha de costa que me indicavam que o mar estava falso, após ver alguns "set`s" fiquei sem duvidas.
Estava sozinho, descer ou voltar para casa?!?!
 
Visto o fato o inicio a descida, preparo o material, monto a bóia e desloco-me para uma ponta de pedra que me dá plena segurança, mesmo cercado pelo mar.

Inicio a "engodagem" nas paragens de mar que coincidem com o final do "set", aproveito a ultima onda para colocar o engodo em bola lá longe auxiliado pela reversa de mar, o pesqueiro estava engodado e inicio a pesca com bóia de peão, não podia facilitar.

Muito peixe miúdo, o que me obrigou a carregar mais peso no "olivete" junto ao anzol, e começo a efectuar as capturas apenas nas quebras de mar, era necessário trabalhar sincronizado com a "engodagem" pois o engodo não se aguentava muito tempo no pesqueiro.

Ainda perdi três bons exemplares, um que me partiu o 0,25 e os outros dois desferraram.

E assim passei a manha com um misto de adrenalina e sargos sacados a ferros, mas valeu a pena, já tinha saudades disto, para 2016 haverá mais, agora ficam ao cuidado do defeso natural.

3 comentários:

PêJotaFixe disse...

Ah grande marau, na deixaste o pêxe passar a consoada descansado! LOOOOL
Força ai e continua a malhar nos mariolas porque 2016 promete ; )

Saúdinha e bom ano pa ti e pá famelga ; ))

Fernando Encarnação disse...

Boas Paulo, passaram de certeza absoluta pelo menos 3 bons exemplares, dois soltaram-se e um partiu, esses tiveram umas santas festas...

2016 ja esta ai, com esta maresia acho que vai mexer muita coisa...

Cumps

Anónimo disse...

E o rei força ai companheiro abrazo