Cabo Espichel - Em Terras De Um Mundo Perdido




Neste trabalho, segundo o Produtor e Realizador do Documentário, Carlos Sargedas teve como "conselheiros" e co-autores o Dr. Paulo de Sá Caetano para a área da ciência, e o Mestre Luís Ferreira para a área da História, ambos aqui de Sesimbra. Este trabalho é apenas baseado nos temas abordados nas comemorações dos 600 anos do Cabo Espichel que organizei em 2010. 


16 intervenientes que são 16 especialistas ao mais alto nível nas mais variadas áreas. Estes 16 oradores, foram eles que durante oito meses fizeram uma apresentação quinzenal na igreja do Cabo. É uma abordagem simples e muito ao de leve, pois cada um dos 16 temas só por si poderiam fazer um documentário com a duração deste, tal é a quantidade de informação. 

Muito mais haverá para mostrar e para dizer, mas certamente outras oportunidades poderão vir a dar continuidade (se houver apoios e financiamento) a este trabalho, vindo possivelmente a destacar o sector da pesca e a influência que a Senhora do Cabo tem para os pescadores, da astronomia e a sua importância para o lugar ao longo dos vários cultos e povoados que por aqui passaram, do isotérico à simbologia, a Atlântida e os seus mistérios que alguns afirmam estar bem perto, ao próprio farol e as suas história, as actuais vivências, o futuro, o próprio abandono e a sua futura recuperação, são temas certamente que dariam um outro documentário.


Sem comentários: