Zona do Cabo Sardão em Odemira recebe obras de 1,1 milhões de euros

Cabo Sardão é "um local emblemático da costa alentejana" e com "potencial para a visitação"

Empreitada arranca na quarta-feira, dia quem se celebra o centenário do Farol do Cabo Sardão.

A zona envolvente do Cabo Sardão, no concelho de Odemira, vai ser alvo de obras no valor de 1,1 milhões de euros para melhorar as condições naturais da área, consolidar dunas e arribas e criar estruturas de apoio a visitantes.

A empreitada, a cargo da Sociedade Polis Litoral Sudoeste, vai ser consignada e começará na quarta-feira, dia em que o Farol do Cabo Sardão celebra 100 anos. Os trabalhos deverão prolongar-se durante seis meses, disse nesta terça-feira à Lusa o presidente da Câmara de Odemira, José Alberto Guerreiro.

A obra, que vai incidir sobre o troço costeiro de seis quilómetros entre o Cabo Sardão e a Entrada da Barca, em Zambujeira do Mar, com "especial destaque" para a envolvente do farol, pretende melhorar as condições naturais e paisagísticas da zona, valorizar e consolidar dunas e arribas e criar estruturas de apoio à visitação, ao percurso e à educação ambiental, explicou o autarca.

Neste sentido, segundo informações da Sociedade Polis Litoral Sudoeste, a circulação automóvel na área será "restringida" através da criação de seis áreas de estacionamento situadas fora das zonas mais sensíveis e nas quais o trânsito será interdito ao público. Em termos pedonais, haverá uma "clarificação do espaço" com marcação de caminhos, criação de eixos preferenciais e sinalização de direcções e de locais.

Na zona do Cabo Sardão, por ser "um local emblemático da costa alentejana" e com "potencial para a visitação", vai concentrar-se um "conjunto importante" de intervenções da empreitada, com destaque para a criação de uma zona de recepção, a definição de zonas de circulação e a criação de percursos formais e perpendiculares à linha de costa e com zonas de estadia e contemplação da paisagem.

Segundo a Sociedade Polis Litoral Sudoeste, a partir do Cabo Sardão será criado um percurso de educação ambiental apoiado em painéis informativos e educativos e mesas interpretativas sobre várias temáticas. O percurso visa promover, divulgar e sensibilizar para o património cultural e natural do troço costeiro, "fornecendo um enquadramento geográfico e temático adequado ao visitante".

A empreitada, financiada por fundos comunitários e do Polis, vai também contribuir para "a protecção e a salvaguarda de pessoas e bens, através da sinalização informativa e de risco e da delimitação de zonas perigosas devido à instabilidade das arribas".

Na envolvente do Cabo Sardão vão também centrar-se intervenções sobre a vegetação, vocacionadas para a requalificação paisagística e ecológica da área.

Segundo a Câmara de Odemira, no distrito de Beja, a empreitada integra-se num conjunto de intervenções de requalificação e valorização que a Sociedade Polis Litoral Sudoeste está a desenvolver ao longo dos 150 quilómetros de frente costeira do Litoral Alentejano e da Costa Vicentina.

Além da consignação da empreitada, as comemorações do centenário do Farol do Cabo Sardão, que vão decorrer entre quarta-feira e sábado, incluem exposições, uma tertúlia entre antigos faroleiros, visitas guiadas ao farol, teatro e um concerto com a Banda da Armada.

Com 17 metros de altura e 68 metros de altitude e com 23 milhas de alcance, o Farol do Cabo Sardão, situado perto da aldeia de Cavaleio, na freguesia de S. Teotónio, começou a funcionar a 15 de Abril de 1915 e a sua "imponência" marca a paisagem "num dos pontos mais bonitos e emblemáticos do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina", refere o município.

Fonte: www.publico.pt


Sem comentários: