As iscas e capturas do costume...


Pesca, mar em condições, as iscas e capturas do costume...

O local escolhido é um local que tem à disponibilidade dos sargos, varias espécies que fazem parte da dieta desta espécie, mexilhão, percebes, lapas e cracas, optei por uma maré que se encontrava já a subir, com meia maré, o mar era falso, mas como já tinha saudades de capturar uns "sarguinhos" decidi este local pois apesar do mar falso, este local é um dos pesqueiros, sendo um pesqueiro ao nível do mar, é o que mais condições de segurança apresente, na minha humilde opinião.

O engodo é o normal, sardinha que me tinha sobrado de uma outra jornada, que dada a sua disponibilidade e preço actual, as sobras devem ser recicladas. O método de engodo é manual, fazendo com que o mesmo não quebre em demasia o cordão, uma vez que o mar falso tem a particularidade de no toque mais forte, provocar uma reversa* superior que afasta o engodo do local que desejamos que curiosamente o mesmo se mantenha.

O peixe não estava no pesqueiro, e lentamente se capturava um ou outro exemplar, ainda foram ferrados três exemplares que se libertaram ao fim de poucos segundos da sua má ferragem, mesmo com a água tapada*.

A Furiozza portou-se mais uma vez bem, quer na utilização da bóia, quer na utilização da chumbadinha.

Cana: Furioza Vega
Carreto: MT 40 Vega
Fio: F-Tech Fluorocarbon 0,25
Isco: Camarão 
Engodo: Sardinha 
Técnica: Bóia e chumbadinha

* Reversa - Recuo elevado de água, motivado por ondulação acima da normal que chega à costa
* Tapada - Tonalidade de água escura, motivada pela agitação marítima, algas em decomposição, ou marés de grande amplitude que varem a linha de costa em locais com sedimentação, ou originada por linhas de água que desaguam na zona costeira.

4 comentários:

PêJotaFixe disse...

Parece que a sargaria já vai fazendo a sua aparição ai pelo SW. Aqui também já vão arribando uns pexecos mas ainda não é aquela quantidade nem aqueles matateus que a malta gosta.

Saúdinha! ; ))

Fernando Encarnação disse...

Já vão aparecendo uns dias, desencostam outros, etc, os artistas andam em plenas movimentações, ao que tudo indica muito por culta das carradas de pilado que tem andado alvoradas off shore.

Mas eles vão aparecer brevemente, é só preparar a espinha...

:)

PêJotaFixe disse...

Olha que ultimamente aqui nesta zona o pilado enterrou e continua tudo na mesma, ou seja, inconstante...

Fernando Encarnação disse...

Estamos em fase de transição, é normal, recordas-te no inicio do ano era igual e depois deu-se aquele "boom" que sabemos... Os paladinos já ai andam :)