Litoral alentejano - Zonas problemáticas

"Já no Alentejo Litoral, são apontadas seis zonas de risco: faixa entre as praias do Salto e da Ilha (com destaque para Porto Covo e praia do Burrinho), no concelho de Sines; praia do Malhão, zona norte da Praia de Almograve, área entre Almograve e Lapa de Pombas, praia da Zambujeira do Mar, praia do Carvalhal e Azenha do Mar (Odemira)."

Para além da zona de Porto Covo, principalmente a zona que ao que parece intervencionada ou a ser brevemente intervencionada, corresponde a toda a frente da fortaleza de Porto Covo, uma zona que estava abandonada já à alguns anos, mas que finalmente já foi, esta a ser intervencionada. Existe o problema da erosão que tem literalmente cavado a areia abaixo da zona de rocha no topo da falésia.

Já no concelho de Odemira existe uma realidade bastante diferente, motivada pela geomorfologia bem distinta que caracteriza esta costa.

As zonas problemáticas são muitas mais que aquelas que foram citadas, não sendo "catedrático" nestas matérias, tenho alguma sensibilidade pela observação ao longo dos anos que comecei a frequentar esta costa, conhecendo perfeitamente estas arribas, as suas instabilidades, como que diz "risco potencial/risco iminente", mas como tudo o risco existe, se é potencial é porque existe probabilidade, se é iminente idem...

Então percorrendo a zona de costa de norte para sul dentro do concelho de Odemira, facilmente se identificam zonas de risco nas seguintes praias, sendo as mesmas consideradas ou não praias, são frequentadas por pessoas no verão e não só, são elas:

- Praia do Malhão: Com alguma área problemática, nomeadamente a sul da praia junto a ponta do Malhão (zona rochosa).

- Praia da Farol: Com zonas de arriba com probabilidade de queda de pedras.

- Praia das Furnas (sul): Com zonas de arriba com probabilidade de queda de pedras.

- Praia do Brejo Largo: Pouco provável à ocorrência de queda de pedras e arribas devido à pouca altura da arriba e extensão da areia.

- Praia da Foz do Almograve: Pouco provável à ocorrência de queda de pedras ou de arribas devido à pouca altura e características da referida praia por ser uma foz.

- Praia dos Azuleijos: Pouco provável à ocorrência de queda de pedras e arribas devido à pouca altura da arriba

- Praia do Almograve: Na sua extensão total é pouco provável à ocorrência de queda de pedras ou de arribas, devido à pouca altura da arriba, embora se denote alguma erosão considerável na zona das duas bicas na praia principal até à divisão da praia principal (onde está uma enorme rocha a separar as duas praias), existindo alguma erosão considerável.

- Praia da Carraca: Praia com área problemática na sua totalidade, uma vez que se trata de uma praia localizada no meio de uma falésia e com pouca extensão de areal, o que motiva uma aproximação da base da falésia aquando da preia-mar. Provável à ocorrência de quedas de pedras ou de arribas.

- Praia do Tunel: Praia com área problemática na sua totalidade, uma vez que se trata de uma praia localizada no meio de uma falésia e com pouca extensão de areal, o que motiva uma aproximação da base da falésia aquando da preia-mar. Provável à ocorrência de quedas de pedras ou de arribas.

- Praia da Arquinha: Praia com área problemática na sua totalidade, uma vez que se trata de uma praia localizada no meio de uma falésia e com pouca extensão de areal, o que motiva uma aproximação da base da falésia. Provável à ocorrência de quedas de pedras ou de arribas.

- Praia da Zimbreira: Praia com área problemática na sua totalidade, uma vez que se trata de uma praia localizada no meio de uma falésia e com pouca extensão de areal, o que motiva uma aproximação da base da falésia aquando da preia-mar. Provável à ocorrência de quedas de pedras ou de arribas. É identificável a queda de parte da arriba mais a norte da referida praia.

- Praia da Nossa Senhora: Praia com área problemática na sua totalidade, uma vez que se trata de uma praia localizada no meio de uma falésia e com pouca extensão de areal, o que motiva uma aproximação da base da falésia aquando da preia-mar. Provável à ocorrência de quedas de pedras ou de arribas. De citar que a meio da referida praia se encontra uma parte de falésia que poderá estar em iminência de queda, uma vez que o topo da falésia se encontra saliente e a sua sustentabilidade se encontra comprometida pela erosão.

- Praia da Zambujeira do Mar: Praia com área problemática na sua totalidade, uma vez que se trata de uma praia localizada no meio de uma falésia e com pouca extensão de areal, o que motiva uma aproximação da base da falésia aquando da preia-mar. Provável à ocorrência de quedas de pedras ou de arribas. É identificável a iminente queda de uma grande parte da arriba na zona abaixo da Igreja da Zambujeira do Mar, pelas fendas enormes que no topo da referida falésia se identificam. De citar que parte da referida falésia ja caiu à alguma tempo, o que não é impeditivo que os frequentadores da referida praia se mantenham afastados daquele local.

- Praia dos Alteirinhos: Praia com área problemática na sua totalidade, uma vez que se trata de uma praia localizada no meio de uma falésia e com pouca extensão de areal, o que motiva uma aproximação da base da falésia aquando da preia-mar. Provável à ocorrência de quedas de pedras ou de arribas.


Acesso: Praia de fácil acesso por meio de escada de madeira.

Altura: 40 metros aproximadamente


- Praia da Meia Laranja: Praia com área problemática na sua totalidade, uma vez que se trata de uma praia localizada no meio de uma falésia e com pouca extensão de areal, o que motiva uma aproximação da base da falésia aquando da preia-mar. Provável à ocorrência de quedas de pedras ou de arribas.

- Praia do Alvoreão: Praia com área problemática na sua totalidade, uma vez que se trata de uma praia localizada no meio de uma falésia e com pouca extensão de areal, o que motiva uma aproximação da base da falésia aquando da preia-mar. Provável à ocorrência de quedas de pedras ou de arribas.

- Praia do Carvalhal: Praia não problemática na sua totalidade, uma vez que se trata de uma praia localizada numa foz de ribeira e sem falésia com risco iminente de queda senão a norte da referida praia e de pouca altura. Pouca probabilidade de ocorrência de quedas de pedras ou de arribas.

- Praia dos Machados: Praia com área problemática na sua totalidade, uma vez que se trata de uma praia localizada no meio de uma falésia e com pouca extensão de areal, o que motiva uma aproximação da base da falésia aquando da preia-mar. Provável à ocorrência de quedas de pedras ou de arribas.

- Praia da Amália: Praia com área problemática na sua totalidade, uma vez que se trata de uma praia localizada no meio de uma falésia e com pouca extensão de areal, o que motiva uma aproximação da base da falésia aquando da preia-mar. Provável à ocorrência de quedas de pedras ou de arribas.



Acesso: Praia de razoável acesso por meio de escada de cimento, com alguma dificuldade no final do acesso junto à areia motivado pela erosão marinha que partiu as escadas nessa localização.

Altura: 30 a 40 metros aproximadamente

- Praia de Odeceixe (norte da Ribeira de Seixe): Praia com alguma área problemática embora reduzida na sua extensão, uma vez que se trata de uma praia localizada numa zona com reduzida falésia de uma falésia, embora a parte norte seja caracterizada por uma enorme falésia, o que motiva uma aproximação da base da falésia aquando da preia-mar. Provável à ocorrência de quedas de pedras ou de arribas.

Nota: Seguir-se-ão a colocação de fotos dos locais considerados de risco.




Sem comentários: