Projecto: O Mar Sudoeste (MARSW)



O Mar Sudoeste (MARSW) é um projeto científico que pretende conhecer os fundos e a vida marinha do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV) e contribuir para que se mantenham saudáveis no futuro. Pretende-se ainda que a informação recolhida esteja acessível a todos.

Os objetivos principais são criar um sistema de informação baseado em mapeamento (físico e biológico), desenvolver e testar um protocolo de monitorização que permita avaliar as medidas de proteção do Parque, mas também dos habitats e espécies da Rede Natura 2000 para o meio marinho, e ainda contribuir para melhorar o atual plano de gestão do parque marinho e o dos sítios da rede natura. A comunicação do projeto e dos seus resultados de forma eficiente e inclusiva é também central. 
O estudo de telemetria acústica está inserido neste projeto e pretende contribuir para conhecer a mobilidade de algumas espécies, nomeadamente o sargo, o robalo e o mero. Também se pretende perceber como é que as áreas de proteção acrescida, em que a pesca não é permitida (ex. proteção parcial I dos ilhotes do Martinhal, na zona Algarvia do PNSACV, ou PPI da Ilha do Pessegueiro ou do Cabo Sardão, na zona Alentejana do Parque), são utilizadas e qual o tempo que os peixes passam dentro destas. 

Nesta tarefa, a sua colaboração é essencial (ver poster)

Este projeto decorre no PNSACV desde Fevereiro de 2018 até Janeiro de 2020. É um projeto com coordenação científica do CCMAR da Universidade do Algarve, MARE‑ Universidade de Évora e MARE‑ FCUL, em que o beneficiário é a Liga para a Proteção da Natureza (LPN), e o ICNF é parceiro institucional. Este projeto tem co-financiamento do POSEUR, das câmaras municipais de Aljezur, Vila do Bispo e Odemira, e do Fundo Ambiental. 

Participe e contacte-nos: 914 227 506 / 962 372 877 / 289 800 051

Sem comentários: